quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Desconto Tarifa Social da Energia Elétrica: Benefício social do Cadastro Único e Bolsa Família

Consumidor que não se cadastrar pode perder tarifa social de energia elétrica


 

 
Todos os con­su­mi­do­res de baixa renda que uti­li­zam a Ta­ri­fa So­cial de Ener­gia Elé­tri­ca pre­ci­sa­rão agora ca­das­trar na Co­sern o nú­me­ro de iden­ti­fi­ca­ção so­cial, NIS, do Ca­das­tro Único para Pro­gra­mas So­ciais do Go­ver­no Fe­de­ral para con­ti­nuar a ter o be­ne­fí­cio. A exi­gên­cia co­me­çou a valer a par­tir de no­vem­bro deste ano para todas as con­ces­sio­ná­rias do país, con­for­me de­ter­mi­na­ção da nova le­gis­la­ção apro­va­da pelo Con­gres­so e re­gu­la­men­ta­da pela Agên­cia Na­cio­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Aneel) em se­tem­bro pas­sa­do.

Se­gun­do o su­pe­rin­ten­den­te Co­mer­cial e Mer­ca­do da Co­sern, Paulo Me­dei­ros, os prin­ci­pais cri­té­rios para ser be­ne­fi­cia­do com o pro­gra­ma são: ser clien­te re­si­den­cial com NIS e renda fa­mi­liar de até meio sa­lá­rio mí­ni­mo por pes­soa; clien­tes re­si­den­ciais com por­ta­do­res de doen­ça que fazem uso con­ti­nua­do de apa­re­lhos elé­tri­cos para pre­ser­va­ção da vida com renda fa­mi­liar de até três sa­lá­rios mí­ni­mos e que te­nham NIS; clien­tes re­si­den­ciais usuá­rios do Be­ne­fí­cio de Pres­ta­ção Con­ti­nua­da (BPC): idoso ou por­ta­dor de ne­ces­si­da­des es­pe­ciais am­pa­ra­dos pela Lei Or­gâ­ni­ca da As­sis­tên­cia So­cial; além de ín­dios e qui­lom­bo­las. "Com a nova lei, o prin­ci­pal cri­té­rio para con­ces­são do be­ne­fí­cio passa a ser a renda do con­su­mi­dor, e não mais o con­su­mo. Os des­con­tos na conta de ener­gia, para os be­ne­fi­cia­dos com a ta­ri­fa so­cial va­riam de 10% a 65%, de acor­do com as fai­xas de con­su­mo de ener­gia", ex­pli­ca Paulo Me­dei­ros.

Ele ex­pli­ca que para ga­ran­tir o des­con­to da ta­ri­fa so­cial de ener­gia os clien­tes devem ve­ri­fi­car na conta de ener­gia elé­tri­ca de no­vem­bro a in­for­ma­ção sobre o NIS des­ta­ca­da no verso da conta, no campo ama­re­lo. "Todos os be­ne­fi­cia­dos pelo pro­gra­ma Bolsa Fa­mí­lia podem ter di­rei­to à Ta­ri­fa So­cial, pois já pos­suem o NIS. Eles só pre­ci­sa­rão apre­sen­tar o nú­me­ro a Co­sern, caso ainda não te­nham ca­das­tro na con­ces­sio­ná­ria, e ter o ca­das­tro va­li­da­do pela Aneel. Cada fa­mí­lia com NIS só pode ter uma re­si­dên­cia be­ne­fi­cia­da pela ta­ri­fa so­cial", es­cla­re­ce.

Em Mos­so­ró apro­xi­ma­da­men­te 28 mil clien­tes de baixa renda são be­ne­fi­cia­dos com o pro­gra­ma. Desse total ape­nas 11 mil já estão ca­das­tra­dos e mais de 17 mil clien­tes pre­ci­sam pro­cu­rar o órgão para se efe­tuar o pro­ce­di­men­to.

A Ta­ri­fa So­cial de Ener­gia Elé­tri­ca é um be­ne­fí­cio ins­ti­tuí­do em uma lei fe­de­ral para aten­der às fa­mí­lias de baixa renda, que até ou­tu­bro deste ano era con­ce­di­do au­to­ma­ti­ca­men­te para todos os clien­tes de uni­da­des re­si­den­ciais mo­no­fá­si­cas que apre­sen­tam média móvel de con­su­mo dos úl­ti­mos 12 meses menos que 80kWh e menos de 2 re­gis­tros de con­su­mo acima de 120kWh nos úl­ti­mos 12 meses. Para as fai­xas de con­su­mo médio dos úl­ti­mos 12 meses de 80kWh a 220 kWh, a ta­ri­fa so­cial só era con­ce­di­da com o ca­das­tro do NIS ou a apre­sen­ta­ção de au­to­de­cla­ra­ção, re­gu­la­men­ta­da pela Aneel.

Além do des­con­to na conta, a ta­ri­fa so­cial dá di­rei­to à par­ti­ci­pa­ção nos pro­je­tos de efi­ciên­cia ener­gé­ti­ca da Co­sern, a exem­plo da doa­ção de ge­la­dei­ras e lâm­pa­das eco­nô­mi­cas. Esses pro­je­tos têm como ob­je­ti­vo a re­du­ção do con­su­mo de ener­gia e a con­se­qüen­te ade­qua­ção da conta à ca­pa­ci­da­de de pa­ga­men­to dos clien­tes de baixa renda.

Plano especial de comunicação e atendimento
Para co­mu­ni­car aos clien­tes sobre as mu­dan­ças nas re­gras da ta­ri­fa so­cial de ener­gia elé­tri­ca, a Co­sern pre­pa­rou um plano es­pe­cial de co­mu­ni­ca­ção e aten­di­men­to.

Para aten­der aos clien­tes, a em­pre­sa re­for­ça­rá seus ca­nais de aten­di­men­to. A em­pre­sa au­men­tou o nú­me­ro de aten­den­tes do 116. Atra­vés desse nú­me­ro,o clien­te po­de­rá in­for­mar o NIS a Co­sern e obter in­for­ma­ções sobre o ca­das­tra­men­to


Matéria extraíta do Correio da Tarde  - Publicado no Dia 11/11/2010
De­ni­se San­tos

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