segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gerencia do Desenvolvimento Social e Sistema Cad. Unico realizam Cadastros de famílias carentes.

       Nos dia 18 e 19 de junho de 2011 a prefeitura municipal de Mossoró, através da Secretária da Cidadania ,da Gerência do Desenvolvimento Social, e do setor de cadastro único – Bolsa Família, estiveram na comunidade Maísa, na zona rural de Mossoró na unidade básica de saúde Luiza Vanessa, realizando o cadastro único para as famílias em situação de baixa renda.  O cadastro único pretende incluir as famílias no banco de dados do seu sistema  para posterior cadastro, no programa de transferência direta de renda, o Programa Bolsa Família, para aquelas que se encaixarem no perfil. Estando incluídas no cad. Único podem a partir de então, ser beneficiadas com outros programas do governo federal, tais como, Tarifa Social de Energia elétrica, Minha Casa Minha Vida, PETI, Pro Jovem, Isenção de Taxa de inscrição em concursos públicos dentre outros.
     A iniciativa de inclusão das famílias da comunidade Maísa, no sistema do Cad. Único, é uma ação resultante da caravana da cidadania, realizada no dia 30/03/2010, que além deste outros vários serviços são oferecidos pela prefeitura, secretarias e gerências. Mediante a demanda da procura ao Cadastro Único se fez necessário a continuidade da prestação de serviços no momento posterior, referente a esta data onde foram realizados neste dia os procedimentos de: inclusão, pesquisas e situação do benefício. Além da Maisa foram efetuadas visitas em comunidades vizinhas ( busca ativa) onde um número considerável de familias foram cadastradas.












Participaram desta mobilização: Herinque-Mototista, Xuí-Motorista, Everton, Marques, Adriana, Neuma, Ednete, Gabrielle, Janice, Halina, Dalvanir,Gleidson, Gorete Martins, Gorete Alves, Vanessa, Lucia e Claudia. Além da equipe do próprio posto de saúde Luiza Vanessa

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prefeitura realiza capacitação do Cadastro Unico, CRAS e CREAS.

   A Prefeitura de Mossoró junto a GEDS - Gerência Executiva do Desenvolvimento Social realizou nos dias 06 a 10/06/2011 uma capacitação com os funcionários do Cadastro Único, Unidades do CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social e CREAS - Centro de Referencia Especializada de Assistência Social. 
   Essa capacitação visa facilitar o acesso da população carente a programas do Governo Federal, tais como Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida e dentre outros que a atual gestão possui, pois permite o cadastramento e acompanhamento das famílias nos bairros que residem.




Gleidson Ranielle de Freitas
Entrevistador do Cadastro Unico de Mossoró

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novo Plano do Governo traz mudanças para o Programa Bolsa Família.


O Governo Federal lançou no dia 02 de junho, o Plano Brasil sem Miséria, que traz modificações no Programa Bolsa Família. Com o novo plano, as famílias passam a receber auxílio por até cinco filhos (de até 15 anos) – anteriormente o limite para o cálculo dos benefícios era de até três filhos.
Outra mudança é que agora o governo passará a buscar as famílias que necessitam de ajuda. “O Brasil Sem Miséria levará o Estado às pessoas mais vulneráveis onde estiverem. A partir de agora, não é a população mais pobre que terá que correr atrás do Estado, mas o contrário”, diz a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Para isso, equipes de profissionais irão percorrer sua área de atuação em busca daqueles que vivem em situação de pobreza extrema. Eles serão cadastrados e incluídos nos programas de transferência de renda. De acordo com a ministra, há no Brasil cerca de 800 mil famílias que teriam direito ao benefício do Bolsa Família, mas ainda não foram cadastradas para recebê-lo.
Bolsa Verde
Uma nova estratégia do governo é transferir renda para famílias em situação de extrema pobreza que promovam a conservação ambiental, já que 47% delas vivem em área rural. O Bolsa Verde deverá pagar um valor trimestral de R$ 300, transferidos no cartão do Bolsa Família.
Com informações da Secretaria de Direitos Humanos e do Portal Direitos da Criança
Fonte de informação: Via Blog
Edição:Gleidson Ranielle - Entrevistador do Bolsa Familia em Mossoró